Por que o feedback com o cliente é importante na assessoria de imprensa?

Oferecer os serviços de assessoria de imprensa para uma empresa é algo que o assessor já está acostumado. Sabemos a relevância da comunicação empresarial dentro de uma organização e, com isso, possibilitando atuar no ambiente interno e externo, aplicando o planejamento estratégico com ações elaboradas para que haja retorno positivo ao cliente. Da mesma maneira que o clipping é realizado, o feedback também é um fator essencial no relacionamento entre assessorado e assessor, transmitindo confiança e credibilidade de ambas as partes.

O relatório de assertividade, geralmente, desenvolvido mensalmente, deve contar os resultados atingidos e, além disso, é preciso expor ao cliente os serviços prestados com as ações em comunicação, seja na internet, materiais gráficos impressos (flyers, banners, jornais institucionais), eventos institucionais, mídia espontânea, entre outros.  A transparência é essencial para que os trabalhos entregues estejam de acordo com o que a empresa/marca deseja.

Apesar da rotina extensa na assessoria de imprensa, recomenda-se que o feedback seja realizado de forma presencial, frente a frente com o cliente, em uma reunião. Desta forma, será possível ouvir os apontamentos do assessorado e minimizar possíveis erros ou prosseguir com estratégias assertivas. É preciso saber ouvir e argumentar em determinadas situações. A visão profissional do assessor é necessária para identificar o que está certo e errado na comunicação organizacional.

Lembre-se: o feedback é a maneira de mostrar que o seu trabalho está sendo realizado, além de destacar ao cliente que o investimento financeiro em comunicação não é perdido.

Você, assessor de imprensa ou estudante de comunicação, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

Deixe o seu comentário

*Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.