Por que o feedback com o cliente é importante na assessoria de imprensa?
Oferecer os serviços de assessoria de imprensa para uma empresa é algo que o assessor já está acostumado. Sabemos a relevância da comunicação empresarial dentro de uma organização e, com isso, possibilitando atuar no ambiente interno e externo, aplicando o planejamento estratégico com ações elaboradas para que haja retorno positivo ao cliente. Da mesma maneira que o clipping é realizado, o feedback também é um fator essencial no relacionamento entre assessorado e assessor, transmitindo confiança e credibilidade de ambas as partes.
O relatório de assertividade, geralmente, desenvolvido mensalmente, deve contar os resultados atingidos e, além disso, é preciso expor ao cliente os serviços prestados com as ações em comunicação, seja na internet, materiais gráficos impressos (flyers, banners, jornais institucionais), eventos institucionais, mídia espontânea, entre outros. A transparência é essencial para que os trabalhos entregues estejam de acordo com o que a empresa/marca deseja.
Apesar da rotina extensa na assessoria de imprensa, recomenda-se que o feedback seja realizado de forma presencial, frente a frente com o cliente, em uma reunião. Desta forma, será possível ouvir os apontamentos do assessorado e minimizar possíveis erros ou prosseguir com estratégias assertivas. É preciso saber ouvir e argumentar em determinadas situações. A visão profissional do assessor é necessária para identificar o que está certo e errado na comunicação organizacional.
Lembre-se: o feedback é a maneira de mostrar que o seu trabalho está sendo realizado, além de destacar ao cliente que o investimento financeiro em comunicação não é perdido.
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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação