Por que o hiperlink é importante nos textos escritos pelo assessor de imprensa?
Um dos grandes desafios na assessoria de imprensa é elaborar textos relevantes para publicá-los no blog ou site do cliente. Muitas vezes, estes conteúdos são extraídos de releases que foram encaminhados à imprensa. Além da identificação de pautas assertivas, ou seja, que tragam visibilidade ao assessorado, alguns fatores são essenciais para aumentar o número de acessos nos conteúdos publicados, entre eles, o hiperlink.
Os portais de notícias que atuam em hard news utilizam o hiperlink no texto jornalístico para redirecionar o leitor aos desdobramentos (suíte) dos fatos. Trata-se de uma estratégia necessária para sintetizar a informação na matéria publicada e, consequentemente, obter novos acessos em outras publicações.
Os textos redigidos pela assessoria de imprensa também necessitam deste tipo de estratégia, pois diferentemente dos portais de notícias, os acessos ao blog ou site do cliente são restritos, geralmente, aos stakeholders (público de interesse). Deste modo, ao publicar um texto, é preciso identificar, por exemplo, uma palavra-chave ou frase para inserir o hiperlink, que irá abrir uma nova aba com um conteúdo relacionado ao assunto.
É importante destacar que um texto carregado de hiperlinks não é atrativo. Por isso, utilize esta ação quando houver a necessidade de compreensão do leitor sobre determinada temática, cuja relevância seja importante e atrativa para quem utiliza os serviços do assessorado. Entretanto, priorize inserir no hiperlink textos publicados no próprio blog ou site sobre o assunto, principalmente autorais.
Você, assessor de imprensa/comunicação ou estudante, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.
Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP), Especialista em Comunicação e Jornalismo Digital – Ingrediente Comunicação