Por que os textos autorais são importantes na assessoria de comunicação?
Os textos autorais trazem à tona um fator muito importante: a proximidade com o público de interesse. A produção de textos para blogs e sites empresariais é uma das principais estratégias utilizadas na assessoria de comunicação, cujo objetivo é potencializar o tráfego orgânico para o site, além de obter um bom rankeamento nos sites de busca através das técnicas de SEO.
O processo de construção dos textos autorais para empresas pode ser dividido em duas formas: conteúdo escrito pelo assessor de comunicação; artigo escrito por algum profissional da empresa. Em ambos os casos, a edição do texto deve ser realizada minuciosamente pelo assessor, pois desta forma será possível evitar erros de português, estrutura textual inadequada ou linguagem não adaptada ao público de interesse.
A credibilidade conquistada através dos textos autorais destaca a preocupação em transmitir informações diretamente pela empresa/marca, seja sobre serviços ou assuntos de interesses sociais, por exemplo, nas áreas da saúde.
O assessor de comunicação também pode adaptar os releases enviados à imprensa em textos jornalísticos para os sites ou blogs. Nestes casos, é importante buscar “aspas” com fontes fidedignas dentro da empresa do cliente para fortalecer a visibilidade e, consequentemente, enriquecer a pauta.
As técnicas do marketing de conteúdo devem ser utilizadas para a divulgação dos textos nas redes sociais. Em artigos, o assessor não deve esquecer de citar o autor na legenda do post, pois trata-se também de uma estratégia para aumentar as visitas ao site.
Guest post como estratégia para engajamento
Os guest post são artigos escritos por convidados. Trata-se de uma troca de conteúdo entre dois parceiros, por exemplo, um blog publicando um conteúdo que foi produzido por outro. Nesta modalidade, é importante que profissionais especialistas em determinados nichos sejam os autores dos artigos.
O networking é uma maneira eficaz para conseguir o guest post. Busque sempre manter contato com editores de sites ou blogs que tenham relação com o público de interesse do seu cliente. Outra vantagem é utilizar links nos conteúdos para conseguir tráfego entre os sites.
Você, assessor de imprensa/comunicação ou estudante, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.
Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP), pós-graduando em Comunicação e Jornalismo Digital – Ingrediente Comunicação