Por que utilizar depoimentos de clientes satisfeitos é uma estratégia importante para o marketing digital?

O marketing digital é o principal elemento que se destaca ao pensarmos na compra e venda de produtos na grande vitrine digital que é a internet. As redes sociais e os sites comerciais se tornaram uma “ponte” entre o consumidor e a marca, seja na busca por preços, compras ou informações sobre produtos e atendimento ao cliente.

Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) sobre o perfil e hábito de compras dos brasileiros, identificados em uma pesquisa realizada em 27 capitais, 97% dos consumidores buscam informações na internet antes de efetuarem a compra em lojas físicas. Este número expressivo destaca a relevância de manter boas referências no ambiente virtual.

Provavelmente, você já entrou em algum site comercial e encontrou depoimentos de clientes sobre o serviço oferecido ou em relação a qualidade dos produtos da marca. Essa estratégia é fundamental para transmitir credibilidade aos usuários que estão em busca de informações para concretizarem uma compra. Além disso, muitas empresas utilizam artes nas redes sociais com depoimentos satisfatórios ou através de vídeos para transmitirem confiança ao seu público de interesse e, consequentemente, conquistarem novos clientes.

Como pedir depoimentos aos clientes?

O primeiro passo é identificar os clientes satisfeitos. Geralmente, este feedback surge através de pesquisa de satisfação, contato telefônico ou pessoalmente, variando de acordo com o segmento que a sua empresa atua. Outro ponto importante é verificar as avaliações nas redes sociais. É possível visualizar o perfil de quem fez o relato e contatá-lo.

Algumas pessoas sentem dificuldade para escrever ou não conseguem se expressar tão bem. Por isso, é recomendado elaborar perguntas para facilitar a escrita. Caso seja necessário, realize o feedback via áudio em aplicativos de trocas de mensagens ou em ligação gravada.

O contato com estes clientes pode ser feito por intermédio de uma assessoria de comunicação. Com os depoimentos em mãos, o assessor poderá incluí-los no site da empresa. No caso de depoimentos escritos, é recomendado incluir uma foto da pessoa para destacar que a avaliação é real. Lembrando que é importante salvar e-mails ou as conversas com a autorização do uso da imagem do cliente, seja para fotos ou vídeos.

Você, assessor de imprensa/comunicação ou estudante, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

Deixe o seu comentário

*Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.