Profissionais de saúde: por que contratar uma assessoria de comunicação?
A área da saúde possui restrições quanto à publicidade que devem ser respeitadas. Um profissional ou empresa de comunicação é fundamental para o gerenciamento da imagem
A área da saúde é um segmento muito rico em informações relevantes e de repercussão direta no dia a dia da população. Para trabalhar este conteúdo de uma forma direta, objetiva e acessível às pessoas, a assessoria de comunicação de uma agência ou profissional é extremamente importante. Entenda.
Os Conselhos reguladores das profissões da saúde (medicina, odontologia, psicologia, fisioterapia, nutrição, entre outras) possuem um código de ética quanto à publicidade e propaganda em saúde.
Estes códigos, escritos de acordo com as particularidades de cada profissão, possuem em comum alguns regramentos que ditam o que pode e o que não pode na comunicação em saúde. Veja algumas destas regras.
Não é permitido:
– Propaganda com preços de consultas e procedimentos;
– Divulgação de técnicas e procedimentos que não possuam evidência científica comprovada;
– Divulgar especialidades ou área de atuação não reconhecida pelo seu respectivo conselho;
– Apresentar-se com titulação ou especialidade que não possua;
– Divulgar procedimentos ou equipamentos com o objetivo de tirar proveito próprio;
– Expor a imagem do paciente, principalmente, as famosas fotos de antes e depois;
– Oferecer os serviços em saúde atrelados a descontos e pacotes promocionais.
Atualmente, com a sedimentação da internet como o principal veículo de comunicação entre profissionais de saúde e pacientes, caracterizado por um canal direto entre emissor e receptor sem intermediários, observa-se que muitos profissionais de saúde “perdem a mão” e fazem o uso de estratégias de comunicação que são antiéticas e apelativas.
Estes profissionais estão sujeitos às sanções e penalidades dos seus respectivos conselhos reguladores. Por isso, a figura de um profissional de comunicação comprometido com a ética e que trabalhe em conformidade com o que o código de conduta permite é importante.
Mas, afinal, o que é permitido fazer? Veja:
– Publicações nas redes sociais (posts ou vídeos) com conteúdo informativo, orientativo e educativo, não promocional;
– Participação em entrevistas para veículos da imprensa com o objetivo de explicar, orientar e recomendar, com base científica, cuidados com a saúde em geral, sem menção à procedimentos e técnicas para autopromoção;
– Evitar conteúdos extremamente alarmantes à população sem a devida apuração e pesquisa sobre dados e informações que estejam sendo divulgadas nos meios de comunicação;
– Construir, principalmente na internet, uma imagem profissional respaldada pelo seu conhecimento técnico e científico, dentro da sua especialidade e sem apelo à técnicas inovadoras e sem comprovação científica;
– Possui site próprio informativo, educativo e orientativo a respeito da especialidade que atua.
Dentre as obrigatoriedades, toda comunicação (artes para redes sociais, folhetos, receituários, anúncios informativos em jornais, revistas, tvs e rádios) deve conter o nome do responsável técnico pela clínica, com o número do seu registro profissional e da especialidade que atua.
Assessoria de Comunicação em saúde
Na área da saúde, o marketing institucional apresenta-se como necessário diante de um cenário de competitividade, onde as clínicas e os profissionais de saúde mais conceituados, com maior bagagem, mais experiência e especialização, saem na frente dos demais.
As estratégias precisam levar ao público interno e externo informações claras e objetivas sobre o segmento de atuação. O objetivo é construir uma reputação sólida dentro do mercado de saúde, referenciando a empresa por suas qualidades no serviço oferecido.
Por que contratar uma assessoria de comunicação?
A comunicação corporativa dentro de clinicas precisa ultrapassar a barreira pragmática de recados. O objetivo de uma assessoria de comunicação em saúde visa gerenciar a imagem da empresa e zelar por sua imagem por meio de canais como, newsletter, boletim informativo, revista, e-mail mkt, conteúdo jornalístico para a imprensa, gestão das redes sociais, entre outros, para a construção de uma reputação de confiança e credibilidade junto ao mercado e aos pacientes (clientes).
A assessoria de comunicação ainda trabalha na orientação de pauta diante de demandas de entrevista solicitadas ativamente ou espontaneamente pela imprensa, gerencia situações de crise que possam manchar a imagem da instituição e busca sempre trabalhar positivamente o conceito de trabalho e serviços da instituição assessorada.
A transparência da instituição, com a sistematização de um canal direto com o cliente, corrobora para a construção de sua credibilidade.
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Artigo escrito por Thiago Brandão, jornalista e especialista em Comunicação e Marketing Digital, diretor da Ingrediente Comunicação.