Quais são as vantagens de ter um mailing segmentado?
Quando um cliente busca serviços de assessoria de imprensa, provavelmente sua intenção é se destacar frente aos concorrentes e aparecer nas mídias que possuem ligação com sua área de atuação, por exemplo, jornais, revistas ou sites específicos. Geralmente, o assessor possui um mailing abrangente com dados de veículos locais ou nacionais, porém, para garantir a assertividade e pautar assuntos relacionados ao cliente na imprensa, é necessário criar um mailing segmentado. Essa é a principal vantagem.
Algumas plataformas oferecem serviços de mailing segmentado de acordo com área escolhida pelo assessor, mas isso é um custo extra que, provavelmente, não será repassado ao cliente, ou seja, cabe ao profissional de comunicação encontrar alternativas para colocar em prática suas estratégias e fazer um trabalho eficaz. Se você não possui recursos financeiros para investir na compra de mailing, então, será necessário apurar e mapear os veículos segmentados.
Para dar início ao processo de criação e apuração, é importante compreender quais são as vertentes da área de atuação do cliente. Por exemplo: O assessorado possui uma empresa de turismo. Você poderá buscar sites, revistas e canais de vídeos especializados em viagens, aviação, hotelaria, cruzeiros, entre outros. Perceba que existem variações da mesma temática. Isso significa que você terá mais contatos para incluir no mailing e, consequentemente, uma divulgação maior do seu cliente.
Organize um arquivo com nome, e-mail, telefone e site de cada veículo de comunicação. A organização é fundamental quando o assunto é o mailing. Normalmente, o envio de releases é a principal forma para tentar conquistar um espaço nas mídias através da inclusão do cliente na pauta. Por isso, é essencial manter networking e realizar o follow-up sempre que possível.
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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação