Qual o conceito de familiaridade na assessoria de imprensa?

Contrato fechado. Cliente novo na agência. Novas áreas para trabalhar. Essas três afirmações destacam o que chamamos de “familiaridade” na assessoria de imprensa, ou seja, o assessor sabe que além de compreender e analisar as necessidades do cliente na comunicação, terá que se familiarizar com a empresa, incluindo seus conceitos de missão, visão e valores.

Estes aspectos são fundamentais para obter assertividade, pois a partir das percepções do assessor diante do que a marca deseja, o profissional poderá planejar ações e desenvolver conteúdos que realmente sejam “a cara” do cliente. Com o passar do tempo e executando vários trabalhos em equipe, é possível se adequar ao perfil da empresa e minimizar alguns erros comuns no início dos jobs.

As reuniões e o briefing são fundamentais para obter familiaridade com o seu cliente. Tenha em mente que você precisa atender e superar as expectativas do assessorado, orientá-lo como um porta-voz de comunicação e fortalecer a marca no mercado, principalmente no ambiente virtual, onde a inserção comercial nas mídias sociais é crescente e necessária para ampliar, por exemplo, as possibilidades de vendas de produtos e serviços.

Nós, comunicadores, não somos especialistas em diversas áreas distintas do jornalismo e Relações Públicas. Mas, a assessoria de imprensa exige a flexibilidade para estudar sobre o ramo de atividade da empresa do cliente, além de muita pesquisa sobre vários assuntos que não fazem parte do nosso dia a dia. No entanto, a aprovação final de qualquer conteúdo específico, como releases, matérias, artes ou campanhas, vem do próprio cliente que está apto para corrigir ou direcionar sobre sua área de trabalho, porém, não dispensa a necessidade do assessor de se familiarizar com a marca e seu campo de atuação.

Você, assessor de imprensa ou estudante de comunicação, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

 

 

 

Deixe o seu comentário

*Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.