Reputação e autoridade na internet
Autoridade e reputação da imagem na internet não se aplicam apenas à marca pessoal. Trabalhar estes conceitos deve fazer parte do escopo de comunicação corporativa para zelar a maneira que a imagem das empresas está sendo percebida por todos os stakeholders.
Alcançar o reconhecimento, a credibilidade, a confiança e a tão almejada autoridade deve fazer parte das estratégias prioritárias da construção de uma marca na internet e também fora das redes.
Quando há uma estruturação fundamentada do conceito, filosofia, visão e valores das marcas pessoais e corporativas, de forma transparente e acessível, esta autoridade transpõe a barreira do on-line e repercute positivamente no off-line, gerando maior percepção do reconhecimento da marca (brand awareness), com menções positivas à sua imagem.
É preciso também ter consciência sobre o que estão falando sobre a sua marca. Por isso, o relacionamento com todos os seus stakeholders (público interno e externo) deve prezar por uma horizontalidade e acessibilidade.
E, a almejada autoridade é consolidada por meio da expertise que você ou a sua empresa possui sobre o segmento que atua. Esta valorizada graduação de reconhecimento advém da capacidade, competência, experiência e propriedade que serão demonstradas na internet sobre os temas que são caros ao seu negócio. A autoridade irá te conceder o poder de ser INFLUENTE.
Junto com a autoridade vem a reputação. Se você ou a sua empresa são reconhecidamente referenciadas no setor que atuam, com percepções positivas das personas e público alvo, a sua reputação se solidificará.
Bem, mas para tudo isso funcionar como uma engrenagem bem encaixada e organizada, é necessário que haja uma comunicação consistente, assertiva e com constância da personalidade ou da empresa nos seus canais de comunicação.
Deve ser trabalhado informações e conteúdos que enalteçam os pontos fortes do seu negócio que irão impactar diretamente, e de forma positiva, todos os públicos de interesse. Reforce os seus diferenciais e valorize os benefícios que os seus clientes terão com o seu produto ou serviço.
Empresas e profissionais liberais sem uma reputação consolidada através da autoridade serão mais um na multidão das redes sociais. Busque se diferenciar, olhar nos olhos do seu público e falar diretamente com eles.
Quer saber mais como trabalhar a reputação e autoridade da sua marca pessoal ou do seu negócio? Vamos tomar um café ou bater um papo que te conto mais.
Artigo escrito por Thiago Brandão, jornalista, especialista em Comunicação e Marketing Digital e proprietário da Ingrediente Comunicação.