Reunião de pauta na assessoria de imprensa
A reunião de pauta é um momento essencial na rotina de qualquer assessoria de imprensa. Os profissionais que trabalham na agência se reúnem para que os jobs, inclusos no planejamento de comunicação semanal, sejam definidos e direcionados aos jornalistas, designers, publicitários, etc.
Geralmente, a reunião é realizada no início (segunda) ou no final da semana (sexta), tendo em vista as possíveis demandas que possam surgir no decorrer dos dias de acordo com as solicitações dos clientes. Organização é a palavra-chave para que tudo esteja no tempo hábil do deadline. Além disso, os jobs pendentes devem ser colocados em pauta novamente no planejamento e expostos verbalmente durante a reunião.
Muitas agências utilizam a reunião de pauta como um momento de coffee break, ou seja, algo descontraído, como um café da manhã. Desta forma, é possível trocar informações com os colegas de trabalho e sair “um pouco” da rotina que exige muita atenção e flexibilidade na assessoria.
Por que todas as áreas da agência devem participar da reunião de pauta?
Assim como as reuniões de briefing com os clientes, é preciso que todas as áreas que compõem uma agência estejam em sintonia: produção textual, produção gráfica e produção de mídias. Os trabalhos são complementares, por exemplo: o jornalista ou RP (Relações Públicas) redige um texto para que o designer ou publicitário elabore uma arte informativa. Para a produção de sites, estes profissionais também atuam em conjunto com o webdesigner ou programador.
Aproveite o tempo destinado à reunião de pauta para esclarecer dúvidas, expor sugestões e outros esclarecimentos relacionados aos jobs que você irá desenvolver. A assertividade e satisfação do assessorado são os objetivos que o assessor deve alcançar. Por isso, é importante que todos os trabalhos sejam entregues no prazo determinado e de maneira correta.
Você, assessor de imprensa ou estudante de comunicação, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.
Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação