Sugestão de pauta: Como identificar assuntos relevantes para a imprensa?
Um dos maiores desafios na assessoria de imprensa é pautar assuntos relacionados aos clientes nos veículos de comunicação. A mídia espontânea exerce um papel fundamental para o fortalecimento da marca perante os stakeholders. Cada assessorado possui características próprias, seja diante de uma pequena/grande empresa, organização ou assessoria individualizada.
O primeiro passo é se familiarizar com a área de atuação do cliente e elaborar um planejamento estratégico, visando elencar possíveis pautas atrativas para o desenvolvimento de releases. Posteriormente, o assessor será responsável por direcionar de forma específica suas sugestões de pautas para a imprensa. Neste caso, o networking possibilita maiores chances de despertar o interesse do destinatário.
Como qualquer pauta jornalística, a abordagem prévia sobre o assunto deve ser objetiva, evidenciando a relevância social, por exemplo, entrevistas com profissionais que atuam nas áreas da saúde. Observar temáticas que são recorrentes na imprensa garantem a percepção de que determinada pauta poderá ser aprovada.
Identificação de pautas
Os veículos de comunicação possuem várias editorias. Por isso, é importante identificar se a pauta escolhida para ser trabalhada faz parte deste perfil. Além disso, realizar o follow-up, permite que o assessor descubra se o jornalista recebeu seu release e, provavelmente, a aprovação ou não do assunto.
O fortalecimento da marca de um cliente envolve diversas estratégias, entre elas, o relacionamento com a imprensa. Mesmo utilizando inúmeras ferramentas e ações, como o marketing digital, a visibilidade que uma matéria jornalística traz é extremamente importante para a credibilidade profissional do assessorado.
Você, assessor de imprensa ou estudante de comunicação, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.
Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação
Has one comment to “Sugestão de pauta: Como identificar assuntos relevantes para a imprensa?”
Muito bom esse texto…parabéns!!!! me parece conhecido….sou professora em Jau.